Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Crise de ansiedade sofrida por participante do BBB repercute e especialista diz que transtorno é alto no Brasil

Highslide JS

Dois fatos ocorridos com uma participante do Big Brother Brasil 2024, reality da TV Globo, chamou atenção para um problema sério e cada vez mais atual na sociedade brasileira. Trata-se da crise de ansiedade. A bailarina e modelo Alane, de 24 anos, teve dois episódios de crise de ansiedade em menos de 3 dias, preocupando os outros participantes do BBB, familiares e da equipe que faz o gerenciamento de suas redes sociais. 

A primeira crise aconteceu no último sábado. Durante uma conversa com o participante Nizam, ela ficou nervosa e desmaiou nos braços dele. O segundo registro aconteceu na segunda-feira, quando ela entrou em um cômodo da casa, começou a chorar e deu indícios de que estava com falta de ar. 

Assim como a bailarina e modelo paraense, milhares de pessoas sofrem com crises de ansiedade no Brasil, mas o problema muitas vezes não é divulgado ou é interpretado de maneira errada. Segundo a psicóloga e especialista em neurociência, Fernanda Abreu, o país é destaque mundial no ranking de populações muito ansiosas.
A crise de ansiedade é um estado psíquico onde o corpo manifesta sintomas de ansiedade de forma muito intensa, como sensação de angústia, taquicardia e a sensação de falta de controle sobre determinada situação. Fernanda Abreu ressalta que esse quadro pode acometer qualquer pessoa. Segundo ela, a ansiedade é um machucado que o olho humano não vê.

Existem diferentes fatores que desencadeiam os transtornos de ansiedade generalizada, como alterações hormonais, contexto profissional ou acadêmico, fatores familiares, dilemas pessoais, entre outros. 
Sobre as formas de amenizar uma crise, a psicóloga deu dicas importantes para quem passa por isso ou quem presencia um quadro mais avançado.
E além dessas dicas, Fernanda Abreu destacou a importância de a pessoa procurar ajuda profissional. A ansiedade em níveis elevados pode afetar a saúde física e mental do indivíduo, desencadeando doenças como depressão, gastrite, colites, hipertensão, alergias, entre outras.

Foto: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis