Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Estoque de vacinas da covid-19 para crianças acaba, mas índices de cobertura ainda estão abaixo do ideal

Highslide JS

A Regional de Saúde de Divinópolis ainda não atualizou os dados de vacinação contra a covid-19 das crianças de seis meses a dois anos de idade em Pará de Minas. O balanço deverá ser fechado nos próximos dias e apresentado à Secretaria Municipal de Saúde, o que deve acontecer antes da virada de ano.

No entanto, segundo o Jornal da Manhã apurou junto à secretaria, não há mais doses da vacina disponibilizada para este público. A cidade recebeu apenas uma remessa até o momento com 260 doses, sendo 130 para primeira aplicação.

Ainda segundo o que foi apurado, não significa que todas as 130 doses foram aplicadas. Isso porque, como a procura não foi elevada, como era esperado, algumas doses acabaram perdendo a validade, não podendo ser aproveitadas pela equipe.

Inicialmente, a vacinação nas crianças de seis meses a dois anos era destinada para o público com comorbidades. Em Pará de Minas, somente duas crianças com esta condição foram vacinadas. O número é considerado extremamente baixo, especialmente levando-se em consideração a estimativa da Secretaria de Saúde de que existem cerca de 350 crianças com comorbidades nesta faixa etária. 

Diante da procura decepcionante, que também ocorreu em outras cidades mineiras, na última semana, após recomendação do Estado, foi estendida a oferta da vacina para as crianças sem comorbidades para evitar o desperdício das doses. 

Desde que o Ministério da Saúde liberou a vacinação infantil contra a covid-19 o assunto tem provocado resistência de muitas pais. Os números comprovam esse cenário.

Dados do Vacinômetro de Minas Gerais mostram que, em Pará de Minas, além da baixa cobertura entre as crianças de seis meses a dois anos, a faixa etária entre 3 e 11 anos de idade também está com indicadores aquém do ideal.

Até o momento, 6.280 crianças receberam a primeira dose, o que representa 61% do público total. Já a segunda dose foi aplicada em 4.139 crianças, o que dá mais de 40% do total. Para a Secretaria de Saúde, o índice ideal de cobertura é de, pelo menos, 90%.

Foto Ilustrativa: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis