Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Campanha contra aftosa termina hoje e a imunização não alcançou a meta

Highslide JS

Pecuaristas que apostaram na prorrogação da campanha de vacinação contra a febre aftosa perderam e agora precisam vencer o tempo para não ficar em falta com a obrigação legal.

Ao que tudo indica o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai mesmo encerrar a primeira etapa da campanha hoje. Não há perspectiva de prorrogação, a exemplo do que aconteceu em 2021, porque não estamos vivendo um período de excepcionalidade.

O corre-corre no escritório do IMA em Pará de Minas mostra a situação de quem deixou a vacina para a última hora. É lá que os produtores rurais estão buscando informações sobre a obrigatoriedade de imunização de bovinos e bubalinos.

O responsável pelo serviço, Lucas Jardim, atualizou os dados para o Jornal da Manhã. Segundo ele, o índice de imunização no município ainda não é favorável pois alcançou somente 72% e o IMA exige, pelo menos, 95%.

A expectativa de Lucas é que a vacinação ganhe impulso hoje. O IMA já levantou o estoque nas empresas que comercializam vacinas e confirmou que existem 40 mil doses à disposição dos clientes:

O Jornal da Manhã também ouviu o coordenador do Programa de Vigilância para a febre aftosa em Minas Gerais, Natael Dias. Ele reforça a necessidade da imunização para o reconhecimento de zona livre da doença no território mineiro:

O produtor pode comprovar a vacinação dos animais, com declaração eletrônica ou presencial, até 10 de junho. Já a segunda etapa da campanha está confirmada para o mês de novembro.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis