Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

CDL se mobiliza pelo reconhecimento oficial de Pará de Minas como polo produtor de aves e suínos

Highslide JS

A avicultura e suinocultura de Pará de Minas poderão ganhar um novo status frente ao Governo de Minas Gerais. Trata-se do reconhecimento estadual ao Arranjo Produtivo Local (APL) dos dois setores, certificação que gera uma série de benefícios para toda cadeia produtiva, desde os pequenos até os grandes produtores.

APL é a aglomeração de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de interação e cooperação entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, entre outras. 

Em Minas Gerais, desde 2006, existe uma legislação que apoia os Arranjos Produtivos Locais, concedendo vantagens para o desenvolvimento deles e, consequentemente, da região onde ela estão estabelecidos. 

A produção de aves e suínos está entre os principais segmentos da economia paraminense, sendo referência em níveis estadual e nacional. Mas até hoje, não há um reconhecimento oficial por parte do governo com os produtores. 

Quem está liderando o movimento para que Pará de Minas conquiste essa certificação é a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). A entidade já manifestou o interesse em formalizar a APL e está otimista de que ela será oficializada já no início de maio.

Segundo Juliana Lemos Faria Gabriel, diretora de Agronegócios da CDL, a finalidade da APL é ajudar o produtor no dia a dia, seja com acesso facilitado a recursos, conhecimento e fomento aos negócios, entre outros benefícios. Como empresária dos dois segmentos, Juliana vê essa oportunidade como imperdível.

O presidente da CDL Pará de Minas, Keferson Jardim, também falou em tom otimista sobre o reconhecimento da APL de aves e suínos, explicando que a entidade atuará como intermediadora entre produtores e o governo.

A expectativa da CDL é que o certificado seja oficializado no dia 3 de maio, quando o diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Antônio Mendonça Gaspar, estará na cidade. Ele vem para ministrar uma palestra direcionada aos avicultores e suinocultores no auditório do Sindicato Rural, a partir das 18 horas. Entrada franca.

Fotos: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis