Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Empréstimos na conta de quem não pediu: problema chega ao Procon todos os dias

Highslide JS

A insatisfação dos consumidores com relação às operadoras de telefonia e o serviço bancário continua no topo da lista de reclamações registradas pelo Procon em Pará de Minas.

No caso dos bancos, as reclamações são muitas e vão desde a demora no atendimento e cobranças indevidas até cláusulas contratuais abusivas. Segundo o Ministério da Justiça, de janeiro a junho foram registradas mais de 40 mil reclamações e esse volume é 270% maior que as ocorrências em igual período do ano passado.

Mas o que chama mesmo atenção é o grande número de casos ligados à liberação de crédito consignado para clientes que não solicitaram o serviço. De acordo com o advogado Bruno Soares de Souza, na maioria das vezes os aposentados ou servidores públicos só descobrem o empréstimo quando já começaram a pagar as prestações.

Bruno reforça que, em grande parte dos casos, a liberação do crédito de forma indevida ocorre através de golpes, envolvendo vazamento de dados. E a demora do aposentado ou servidor em perceber a situação dificulta a solução do problema. 

O advogado chama atenção para a necessidade de prevenção em relação aos dados pessoais, evitando o repasse destas informações quando não for necessário. O cuidado no ambiente virtual também é essencial. 

Um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional também deverá ajudar a combater este tipo de situação, provocando uma postura mais atenta e responsável dos bancos. 

Ele pretende fazer com que os bancos e instituições financeiras que liberarem crédito consignado aos aposentados do INSS sem autorização, sejam multados em 10% do valor emprestado.

O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A proposta protege, ainda, as operações como financiamentos, cartões de crédito, cartões consignados de benefícios e arrendamentos mercantis. 

O projeto de lei segue para análise do Senado. Caso sofra alguma mudança, retornará à Câmara dos Deputados para, só depois, ser levado à sanção presidencial. 

Fotos: Germano Santos Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis