Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Denúncia: tablets adquiridos pela Prefeitura de Pará de Minas não funcionam por falta de sinal de internet

Highslide JS

Novidade na rede municipal de ensino em 2023, os tablets se tornaram ponto central de uma denúncia do Conselho Municipal de Educação. Segundo o órgão, os equipamentos estariam guardados, ainda sem utilização, por falta de sinal de internet com capacidade para o pleno funcionamento deles. 

A informação foi repassada ao Jornal da Manhã por Ângela Aparecida dos Santos Gonzaga, conselheira e também professora na Escola Municipal Orosina Cecílio Mendonça, no bairro Recanto da Lagoa. 

Os tablets chegaram à rede municipal de ensino em março, após um investimento de R$ 5 milhões da Prefeitura de Pará de Minas. Foram adquiridos cinco mil aparelhos e entregues a todas as escolas do ensino fundamental, com o objetivo de agregar a tecnologia no ensino dentro de sala de aula, auxiliando em atividades de grupo ou individuais. 

Ângela Gonzaga disse ser favorável à introdução das ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, mas que poucos aparelhos podem ser ligados simultaneamente por falta de internet. Ela teme que, se nada for feito, o investimento possa ser em vão. 
Como exemplo do que está denunciando, Ângela Gonzaga citou a escola em que trabalha, e como tem sido o uso dos tablets na sala de aula. 

O Jornal da Manhã foi até a Escola Orosina Cecílio Mendonça e conversou com a diretora Claudirene Martins. A instituição recebeu, em março, 430 tablets para uso dos alunos e professores. 

Claudirene admitiu que é impossível usar todos os equipamentos de uma só vez, mas que eles estão sendo utilizados de acordo com um planejamento semanal para abranger todos os alunos.

Nós também procuramos a Secretaria Municipal de Educação a respeito de denúncia envolvendo os tablets. A pasta informou que os aparelhos estão sendo utilizados normalmente, atendendo as expectativas de melhoria no ensino. 

Disse, também, que a dinâmica de uso depende de cada turma, matéria e cronograma de rodízio da escola, mas que os alunos estão sendo contemplados com a tecnologia. 

A secretaria ainda ressaltou que está acompanhando de perto o planejamento das unidades e o processo de uso dos tablets a fim de auxiliar professores que tenham alguma dificuldade. 

Com relação ao sinal de internet, a Secretaria de Educação informou que as escolas possuem o convênio Educação Conectada – programa do Governo Federal – com pacote de dados adequado para uso. Além disso, elas também possuem conexões independentes fornecidas pela prefeitura. 

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e ASCOM Prefeitura de Pará de Minas







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis