Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Rótulos dos alimentos vão mudar a partir de amanhã

Highslide JS

A partir de amanhã (9), todos os alimentos fabricados deverão ter os novos rótulos determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais, a novidade será a adoção da rotulagem nutricional frontal. O novo modelo tem o objetivo de melhorar e simplificar a divulgação das informações, auxiliando o consumidor na escolha dos alimentos. 

Serão três mudanças no rótulo. A primeira se refere à tabela nutricional, que indica o valor energético do produto. Ela será branca com letras pretas, para destacar os números, e terá como obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, além do valor energético e de nutrientes em uma porção padronizada 100 g ou 100 ml. 

Outra mudança, considerada a principal novidade, se dará na parte superior frontal do rótulo, que terá o ícone de uma lupa quando a quantidade de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio presente em 100 g ou 100 ml for superior à recomendada pela Anvisa.

E por fim, as mudanças também abrangerão as alegações nutricionais, que apontam características positivas do produto, como "livre de gordura trans", por exemplo. Elas seguirão voluntárias, mas com critérios mais rígidos. 

O novo rótulo será aplicado em uma grande variedade de alimentos. Segundo a Anvisa, os produtos que não entram na nova regra neste momento são: bebidas não alcoólicas com embalagem retornável, produtos artesanais, alimentos fabricados por agricultor ou empreendedor familiar rural, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual e agroindústria de pequeno porte. Esses terão maior prazo de adequação. 

Foto Ilustrativa: Germano Santos/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis