Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Anvisa divulga lista de produtos que podem substituir o álcool gel

Highslide JS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou uma lista com produtos que podem substituir o álcool 70%.

A Anvisa avaliou desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou solução diluída de alvejante, e apurou que eles podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos.

A lista da Anvisa aponta o uso de substâncias como hipoclorito de sódio a 0,5%; alvejantes contendo hipoclorito de sódio ou de cálcio 3,9%; iodopovidona a 1%; peróxido de hidrogênio 0,5%; ácido peracético 0,5%; quaternários de amônio como cloreto de benzalcônio 0,05%; compostos fenólicos e desinfetantes de uso geral com ação contra vírus.

Mas a Anvisa orienta que ao substituir o álcool é preciso observar o tempo necessário após a aplicação para que o produto faça o efeito esperado. No caso dos desinfetantes, eles levam de cinco a dez minutos de contato para inativar microrganismos.

A água sanitária e os alvejantes comuns podem ser diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies, com tempo de contato de pelo menos 10 minutos.  A proporção indicada é de 250 ml de água sanitária para cada litro de água. Em relação ao alvejante,  200 ml para cada litro de água. 


Foto: Pixabay







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis