Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Turi anuncia leitor facial para evitar abusos e Pix para facilitar o pagamento

Highslide JS

Após lançar o aplicativo Kdê Bus a Turi deve implementar, ainda neste ano, mais uma novidade tecnológica no transporte público de Pará de Minas.

A concessionária está em fase de instalação de leitores faciais nos veículos de todas as 25 linhas em operação. O objetivo é identificar os usuários que utilizam o passe livre e acabar com o uso irregular do benefício.

O sistema de reconhecimento facial é adotado em outras cidades brasileiras com a mesma finalidade. Ele será utilizado apenas em passageiros com benefícios, como idosos, pessoas com deficiência e outros. 

Ao passar pela roleta, o passageiro terá que olhar para uma câmera especial que fará a captura do rosto. A Turi informou que possui um banco de dados com as fotos de cada beneficiário do passe livre. 

São mais de 4 mil pessoas. Portanto, quando um indivíduo utilizar o documento indevidamente, o sistema irá identificar a irregularidade. O superintendente da Turi em Pará de Minas, Djalma Rocha Júnior, deu mais detalhes. 

Confirmada a infração, a Turi irá notificar o beneficiário sobre o uso indevido da gratuidade e ele terá direito a se defender. 
Se houver reincidência, a empresa não descarta solicitar a suspensão do benefício, mas esta possibilidade ainda está em discussão com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Ministério Público. 

O sistema de reconhecimento facial é mais uma aposta da Turi para minimizar as irregularidades e equilibrar o caixa. Segundo Djalma Júnior, essa prática abusiva tem um custo elevado para a empresa no final do mês. 

A estimativa é que o leitor facial entre em operação até 90 dias. E outra novidade que também entrará em vigor neste mesmo período é a opção do Pix como forma de pagamento da passagem. A Turi pretende instalar um QR Code nos veículos para facilitar o pagamento para os passageiros.

Fotos: ASCOM Prefeitura de Pará de Minas e Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis