Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Discussões sobre a violência contra mulheres ajudam a rede de proteção

Highslide JS

A violência psicológica contra mulheres ganhou destaque em Minas Gerais. Segundo levantamento feito pela Polícia Civil, esse tipo de agressão chegou a indicadores muito próximos da violência física, situação inédita no estado.

Considerando dados registrados até 10 de dezembro, a Polícia Civil identificou que, entre as mais de 140 mil mulheres em situação de violência em todo o território mineiro neste ano, 38,1% sofreram violência psicológica e 38,2%, violência física. 

Este cenário pode ter duas interpretações: ou estão acontecendo mais casos, o que é preocupante, ou mais mulheres estão denunciando os agressores, o que é um bom indicativo.

De acordo com a psicóloga Joice Ferreira, esse tipo de violência sempre existiu, mas somente agora passou a ser mais discutida e divulgada, fazendo com muitas mulheres tenham acesso às informações. 

Sobre a gravidade do crime, ela disse que as consequências podem ser sérias e duradouras, como ansiedade e depressão.

Diferentemente da agressão física, que é fácil de ser notada, a violência psicológica pode passar despercebida por muitas mulheres que estão sendo vítimas. Joice explica que ela acontece em falas e comportamentos do dia a dia, às vezes até sem uma maldade explícita.
Entre as mais de 54 mil mulheres que sofreram violência psicológica em Minas, a maioria (82%) foi classificada como vítima de ameaça. Em seguida, os principais motivos aparecem como perseguição e atrito verbal.

Questionada sobre um acompanhamento ou abordagem educativa ao agressor para que ele não volte a cometer isso, Joice Ferreira disse que acredita na evolução do ser humano, mas essa ajuda só será efetiva se a pessoa compreender o erro.

Na tentativa de reforçar a conscientização sobre a violência psicológica, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública lançou uma campanha virtual com o tema “Nós vemos a violência que ninguém vê”. 
A ação busca alertar para as características desse tipo de crime, além das possíveis consequências tanto para a mulher quanto para o agressor. 

A violência psicológica contra a mulher foi incluída no Código Penal em 2021. Pela lei, o agressor pode ficar de seis meses a dois anos preso, além de pagar multa. Para denunciar, basta fazer contato com o Disque Denúncia (181) ou com a PM no (190).

Fotos: Arquivo Pessoal (Joice) e Ilustrativa Reprodução pixabay.com





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis