A semana começou com longas filas de espera na porta do Procon de Pará de Minas. Localizada no centro da cidade – rua Sacramento – o órgão está enfrentando a falta de funcionários, o que impede um atendimento mais ágil.
O Procon está apenas com uma advogada, que precisa dar conta de toda a demanda levada pelos consumidores até o balcão de atendimento. E isso fez com que várias pessoas acionassem o Jornal da Manhã, pedindo reforço no órgão.
De fato, a reportagem foi ao local e constatou a existência da fila de espera e o protesto de quem aguardava pelo atendimento. Embora algumas pessoas reclamassem da demora, outras reconheceram a dedicação da única advogada disponível:
O JM levou a reclamação até a coordenação do Procon que, por meio de nota, informou que já está realizando a seleção de estagiários para reforçar a equipe de atendimento presencial e garantir a agilidade no acolhimento das demandas dos consumidores.
A nota também orienta os consumidores a utilizar outros canais de atendimento, a fim de evitar o deslocamento até a sede. É o caso do telefone, do e-mail institucional do órgão ou mesmo da plataforma consumidor.gov.br, que permite, de maneira rápida, o registro de reclamações.
NOTA DO PROCON
O PROCON de Pará de Minas informa que está promovendo a seleção de novos estagiários para reforçar a equipe de atendimento presencial à população. A iniciativa busca normalizar a capacidade de resposta do órgão e garantir a agilidade no acolhimento das demandas dos consumidores.
Salienta, entretanto, que dispõe de outros canais de atendimento que podem ser utilizados de forma alternativa, evitando o deslocamento até a sede, como o telefone e o e-mail institucional.
Reforça ainda que o primeiro contato direto com a empresa é fundamental e pode ser buscado pelo consumidor como porta de entrada para a solução do problema. Para facilitar esse diálogo, o cidadão também pode utilizar a plataforma www.consumidor.gov.br, que permite, de maneira rápida e sem sair de casa, registrar sua reclamação e iniciar o contato oficial com a empresa.
O PROCON também disponibiliza gratuitamente a cartilha “Resolva você mesmo”, com dicas práticas para que a população encontre soluções mais céleres e alternativas no dia a dia, exercendo seus direitos de forma consciente e efetiva.
O PROCON reafirmam seu compromisso em melhor atender aos consumidores.