Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pesquisadores na rua para o censo demográfico: questionário leva de 5 a 10 minutos para ser respondido

Highslide JS

Começa o Censo Demográfico em Pará de Minas. A partir de hoje, os mais de 60 recenseadores sairão às ruas para visitar todos os domicílios na maior pesquisa estatística do país. O Censo Demográfico do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população brasileira. A pesquisa é feita a cada dez anos e deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada em virtude da pandemia de covid-19.

Segundo o IBGE, o Questionário Básico conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela das residências é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões. 

Nesse estudo, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, há outras questões mais detalhadas, como identificação étnico-racial, núcleo familiar, religião ou culto, deficiência, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, mortalidade e autismo.

Responsável pela pesquisa em Pará de Minas, André Felipe Mendonça Duarte informa que os recenseadores já estão preparados para o serviço. Todas as residências serão visitadas e André pede ajuda da população para receber os agentes.

Ainda conforme o coordenador, o questionário leva de 5 a 10 minutos para ser respondido e não há necessidade de o agente entrar na casa do morador, já que a determinação é que toda pesquisa seja feita na porta do domicílio. André informa também que o censo não aborda questões polêmicas, somente temas relacionados às políticas públicas.

A previsão é que todos os domicílios sejam visitados até 30 de novembro. A expectativa é que, ainda neste ano, o IBGE divulgue as primeiras informações do censo, como a estimativa de população das cidades. Os outros dados serão publicados no decorrer de 2023. 

Vale lembrar que antes do Censo Demográfico, o IBGE realizou a Pesquisa Urbanística de Entorno, com a coleta de dados sobre as condições das ruas, calçadas, bueiro, iluminação, sinalização, acessibilidade e arborização, entre outros quesitos.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis