Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA vai manter a campanha de vacinação contra aftosa para maio

Highslide JS

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) confirmou que vai seguir as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Dessa forma, está mantida para maio a primeira etapa da mobilização em todo o território mineiro. O calendário prevê a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades, ou seja, o produtor terá de imunizar todo o rebanho.

Esse procedimento é obrigatório e deverá acontecer entre 1º e 31 de maio. No início de junho, os pecuaristas terão de declarar a vacinação. Segundo Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas.

Na área de atuação do escritório seccional são sete estabelecimentos credenciados para a comercialização: 4 em Pará de Minas, 1 em Pequi, 1 em Florestal e 1 em Igaratinga.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Agricultura fez orientações sobre a compra da vacina e declaração de imunização do rebanho. As entidades de produtores e as revendedoras de vacina deverão se organizar para que as doses sejam, preferencialmente, adquiridas por telefone ou outro meio de comunicação à distância disponível. 

Também não será exigido que o pecuarista faça a declaração presencialmente na unidade do IMA. Esse procedimento poderá ser feito por meio dos sistemas informatizados, correio eletrônico ou outras soluções à distância.

Com relação às penalidades para quem não vacinar ou não declarar a imunização, Lucas Jardim explicou que ainda não há conclusões sobre como serão feitas.

Se o IMA decidir aplicar a mesma metodologia de penalidades dos últimos anos, o produtor que não vacinar estará sujeito a multa de R$ 92,55 por animal. Já quem não declarar, poderá ser multado em R$ 18,55 por cabeça. Mesmo com o momento atípico, Lucas Jardim destacou a importância da vacinação contra a febre aftosa, reforçando o pedido para que os produtores garantam a saúde dos rebanhos.

O escritório do IMA em Pará de Minas continua sem atendimento presencial como forma de prevenção à Covid-19. Por isso, quem tiver dúvidas sobre a campanha de vacinação poderá entrar em contato por email. São duas alternativas: imaparademinas@yahoo.com ou parademinas@ima.mg.gov.br.

Foto: Arquivo Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis