Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aprovação da PEC que proíbe despesa para os municípios sem fonte de custeio alivia prefeitos

Highslide JS

Alívio nas prefeituras. O movimento liderado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) foi decisivo na aprovação, em dois turnos, na Câmara dos Deputados, da PEC 122/2015 que proíbe a criação ou aumento de despesa para os municípios sem determinar a fonte de custeio.

A AMM, encabeçada pelo presidente Marcos Vinicius, conseguiu a aprovação da PEC antes do encerramento dos trabalhos do primeiro semestre no Congresso Nacional. A matéria também já foi aprovada no Senado, e será enviada para promulgação na volta do recesso parlamentar.

Marcos Vinicius comemorou a vitória afirmando que é o primeiro passo, desde a Constituição de 1988, para se materializar, de fato, o federalismo no Brasil. A PEC regulamenta e deixa muito claro que nenhum ente pode criar uma despesa para outro ente. 

Segundo ele, “não adianta o governo federal criar um programa, criar um gasto, e colocar os municípios para pagar a conta”. O presidente da AMM também agradeceu o trabalho dos prefeitos na mobilização dos deputados, afirmando que o resultado do diálogo e da união favoreceu todos.

A mobilização pela aprovação da PEC no Brasil foi liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reunindo os presidentes das demais associações estaduais e pressionando os deputados em relação à aprovação da matéria. 

Fotos: AMM/Divulgação




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis