Anualmente, conforme proposto por nossa Diocese, no período das férias de julho, os seminaristas dos Seminários Maior e Menor, em todas as etapas formativas (Propedêutico, Discipulado, Configuração e Síntese), bem como o Comise (Conselho Missionário de Seminaristas), unem-se a uma realidade paroquial para vivenciar a dimensão missionária da formação presbiteral.
Essa iniciativa tem como intuito atender ao apelo da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis (RFIS), segundo o qual todo padre, como discípulo de Cristo, deve ser um evangelizador que leva a fé aos outros, tanto dentro quanto fora da Igreja. Do mesmo modo, é desejo da Igreja que a identidade de todo aquele(a) que abraça o discipulado de Jesus seja, essencialmente, missionária.
Atentos ao apelo de Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15), também nós nos colocamos a caminho como discípulos missionários. Neste ano, de modo especial, a experiência missionária será vivida junto à Paróquia Santo Antônio, em Pará de Minas, e terá como tema:
“Esperança que envia”. À luz do Ano Jubilar, que convida a sermos Peregrinos da Esperança, impelidos por esse chamado, somos convidados a compreender que “a Igreja tem por missão anunciar sempre, em toda parte e a todos, Jesus, a nossa esperança” (Spes non confundit, 1).
Foto: Pascom/ Paróquia Santo Antônio em Pará de Minas
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM