Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Toda a verdade sobre a saída de José Cornélio da Secretaria de Obras: ex-secretário revela os bastidores da exoneração

Highslide JS

O pedido de exoneração apresentado pelo secretário de Obras Públicas de Pará de Minas, José Cornélio de Oliveira, tem sido o assunto de destaque dos meios políticos desde ontem.

O desligamento oficial dele aconteceu por volta das 10 horas, mas, na verdade, o assunto começou a ser discutido na tarde de segunda-feira, quando ele solicitou uma reunião com o prefeito Elias Diniz.

José Cornélio respondeu pela Secretaria de Obras durante 4 anos e para muitos a saída dele agora foi uma surpresa. Já para os que acompanham os bastidores políticos, a exoneração já era prevista há algum tempo.

Em entrevista ao Jornal da Manhã o ex-secretário revelou os motivos que o levaram a tomar esta decisão, mas antes de responder as perguntas, ele fez questão de deixar claro que continua amigo do prefeito Elias Diniz. “Não brigamos, não discutimos, apenas não faço mais parte da sua gestão”:

Ao sintetizar os motivos que o levaram a sair da prefeitura, José Cornélio deu ênfase a dois deles – a insatisfação com alguns fatos recentes e o aconselhamento da família de que se, realmente, estava frustrado, então que deixasse o cargo.

Ele passou a considerar a saída no último trimestre de 2023, ao assistir o vídeo em que o deputado Diego Andrade, ao lado do prefeito Elias Diniz, fez um anúncio de maneira informal, com o lançamento da pré-candidatura de Andreia Paulino, secretária de Cultura, à Prefeitura de Pará de Minas.

A declaração do deputado derrubou um acordo existente entre o prefeito e seus secretários de que, juntos, fariam a avaliação dos nomes mais indicados para a sua sucessão:

Outras situações, estas de ordem interna, também desagradaram José Cornélio, mas ele não deixou muito claro quais seriam:
Perguntado sobre qual a maior experiência na Secretaria de Obras, José Cornélio afirmou que foi a realização do social sob vários aspectos:

Ele quer voltar à vida pública e agora com a pretensão de se candidatar a prefeito. Pretende conversar com políticos em busca de um acordo, mas faz questão de dizer que não pretende forçar nada, por entender que a política em si é a arte de dialogar e respeitar democraticamente as decisões:

Como o prefeito Elias Diniz não estava na cidade ontem, José Cornélio entregou o pedido de exoneração ao secretário de Gestão Pública, Sérgio Marinho. 
Horas depois, a prefeitura divulgou nota, agradecendo a atuação dele à frente da Secretaria Municipal de Obras e informando que, interinamente a pasta será comandada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Dimitri Gonçalves.

O Jornal da Manhã também apurou que, há cerca de dois meses, o prefeito Elias Diniz tomou a decisão de transferir para o prédio da prefeitura, na Praça Afonso Pena, o Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras.

Segundo as fontes, ele teria alegado a necessidade de ficar mais próximo, geograficamente falando, dos engenheiros. As mesmas fontes informaram que, além da proximidade, o prefeito também já estaria se inteirando melhor da rotina da pasta, para a eventualidade da saída do secretário.

Foto: Eduardo Franco - Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis