Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Fim do prazo de validade nas verduras e frutas embaladas: consumidor terá que ficar mais atento

Highslide JS

Com a intenção de combater o desperdício de alimentos no Brasil, o Ministério da Agricultura publicou portaria dispensando a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade em vegetais frescos embalados.

Segundo o ministério, atualmente toneladas de frutas e verduras são perdidas no Brasil em razão da expiração do prazo de validade sem que elas estejam impróprias para consumo.

Antes da publicação desta portaria, os produtos com prazo de validade vencido tinham 4que ser descartados. Nem sequer podiam ser destinados a outros fins, como as doações, por exemplo.

Além disso, os comerciantes eram autuados pelos órgãos de defesa do consumidor quando encontravam nos estabelecimentos produtos embalados com prazo de validade expirado. 

Muda tudo a partir de agora. Pelas novas regras, os produtores de frutas não necessitam mais registrar a data de validade nas embalagens. No entanto, os estabelecimentos comerciais continuam sendo obrigados a vender só produtos que atendam bem aos requisitos mínimos de qualidade.

Eles devem estar limpos, inteiros, firmes, sem odor estranho e não podem estar excessivamente maduros, nem podres, murchos ou congelados. Caberá ao consumidor ficar atento à qualidade dos produtos que ele vai levar pra casa.

Foto Ilustrativa: auntmasako/pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis