Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Inmet eleva o nível de alerta da onda de calor: o risco agora é ‘vermelho’

Highslide JS

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a elevar o nível do alerta, colocando mais estados sob o aviso de "grande perigo" por causa das temperaturas acima da média.

A onda de calor começou na segunda-feira e deve ter o ápice neste fim de semana. O alerta do Inmet é da categoria ‘vemelho’, que significa grande perigo. Ao todo, nove estados estão na eminência de registrar as maiores temperaturas da história.

Minas Gerais ocupa o topo da lista, seguido do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins. O alerta ‘vermelho’ vai até o final da tarde de domingo.

De modo geral, ele é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de intensidade excepcional, com grande possibilidade de ocorrência de danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana.

Para a saúde, as temperaturas muito elevadas são tão perigosas quanto o frio intenso, daí o alerta dos médicos sobre a necessidade das pessoas redobrarem os cuidados com a hidratação.

O médico Sérgio Maia reforça a orientação, com atenção redobrada para as crianças e idosos. 

Doutor Sérgio Maia assiste aos fenômenos naturais com preocupação e deixa uma reflexão importante para a sociedade em geral, para que possamos cuidar do planeta, enquanto é tempo.

A próxima semana ainda deve ser de temperaturas elevadas e tempo seco. As previsões do Instituto Climatempo apontam para a possibilidade de queda nos termômetros somente a partir de outubro.

E essa onda de calor também tem levado a população a procurar formas para se refrescar. Os clubes sociais aparecem entre as melhores opções e já registram elevada frequência.

Na AABB, por exemplo, que tem o maior número de associados na cidade, o aumento das temperaturas trouxe de volta banhistas que andavam sumidos. Nesta semana, piscinas e duchas estão movimentadas, segundo informou o presidente Ildeu Almeida:

A AABB tem dois mil associados que, somados aos seus dependentes, ultrapassam a marca dos 4 mil usuários, que devem voltar a frequentar o clube a partir de agora. 

A procura pelas piscinas também é esperada nos outros clubes de Pará de Minas, que já vêm reforçando o sistema de segurança, com os guarda-vidas, para evitar acidentes.

Esta situação também acende o alerta das autoridades de segurança, como o Corpo de Bombeiros, que chamam atenção para os perigos desse período, sobretudo para quem se arrisca em lagos, rios e outros locais sem segurança adequada. 

O sargento, Gustavo Silva Oliveira, do Corpo de Bombeiros Militar em Pará de Minas, destaca os cuidados para evitar afogamentos.

O sargento Oliveira também alerta para o perigo das águas turvas e escuras, que representam perigo, já que não há como saber a profundidade do local, deixando os banhistas ainda mais vulneráveis. 

E tem novidade para os frequentadores dos cursos d’água naturais, caso das lagoas, rios, riachos, represas e cachoeiras. Foi sancionada a Lei 24.445, tornando obrigatório o uso de coletes salva-vidas em todo o estado de Minas Gerais. 

A obrigatoriedade é restrita aos locais previamente definidos pelo Corpo de Bombeiros, com risco de afogamento. O texto estabelece, ainda, a necessidade de uma placa de advertência aos banhistas sobre o risco de afogamento, recomendando a utilização de coletes.

A placa também deverá informar sobre o uso adequado do colete salva-vidas e o número 193, para acionar os Bombeiros no caso de emergências. A lei entrará em vigor em março do ano que vem.

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução/INMET




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis