Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

A despedida de Luiz David: memorialista vai deixar saudade

Highslide JS

Sepultado na tarde de sábado, no Cemitério Santo Antônio, o corpo do ex-vereador e grande memorialista e escritor de Pará de Minas, Luiz Viana David. Ele morreu aos 76 anos, vítima de câncer.

A doença já havia se manifestado há alguns meses, mas, segundo familiares, ele acreditava que os sintomas eram sequelas da Covid. Aos poucos, foi perdendo peso e passou a ter dificuldade até para se locomover.

No início de outubro, Luiz David procurou um médico, devido ao agravamento da situação, e foi diagnosticado com um pequeno tumor externo na região pélvica. Dias depois foi submetido a uma cirurgia, mas o processo de recuperação se complicou e ele faleceu no início da manhã do dia 4 de novembro.

Familiares informaram ao Jornal da Manhã que ele não gostava de falar sobre os problemas de saúde e sempre que alguém o aconselhava a procurar um médico ele respondia que já havia feito isso e estava tudo bem.

Uma das irmãs dele, Lizaura David, falou conosco. Emocionada disse que Luiz era muito ligado à família. E entre as várias características de sua personalidade, destacou as mais evidentes:

Luiz David sempre foi muito ligado ao ex-prefeito e ex-deputado Antônio Júlio de Faria. Os dois passaram a conviver ainda jovens, na diretoria da extinta ASPM – Associação dos Secundaristas de Pará de Minas – que era um movimento estudantil muito ativo na época. 
Depois, Luiz David passou a assessorá-lo diretamente em toda a sua trajetória política. Abatido, Antônio Júlio falou conosco:

Além do gosto pela política, Luiz David se destacou como historiador e memorialista. Era uma referência das mais respeitadas sempre que alguém precisava de informações sobre a cidade e seus moradores.

Ficou muito satisfeito com a boa receptividade do livro Pastel de Pimenta, lançado em fevereiro de 2022, cujo conteúdo abordava diferentes épocas da cidade, e já se preparava para o lançamento de outro livro, já que escrever era sua paixão.

A Prefeitura de Pará de Minas divulgou nota de pesar, se solidarizando com os familiares e amigos. Segundo o texto, “Luiz Viana David sempre será reconhecido pelo profundo conhecimento da história e dos fatos que marcaram Pará de Minas. Personalidade destacada notadamente nos meios da política e do esporte, foi grande benemérito do município”.

A Câmara Municipal também publicou nota de pesar, lembrando que Luiz David foi vereador e presidente da Casa na década de 1980. “Era um grande conhecedor e estudioso da história de Pará de Minas e deixou um legado de dedicação e amor à comunidade”. Nas redes sociais também houve várias manifestações de amigos e admiradores. 

Fotos: Amilton Maciel - Rádio Santa Cruz FM e ASCOM Prefeitura de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis