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Clientes perguntam se comprar na Americanas ainda é seguro: Procon responde

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O grupo Americanas ajuizou ontem, na 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, um pedido de recuperação judicial. A empresa admite ter uma dívida de R$43 bilhões e 16.300 credores aproximadamente.

O grupo também reconhece ter R$ 800 milhões em caixa, enquanto bancos credores cobram a execução dos débitos, pedindo na Justiça até a venda de ativos. Essa movimentação aumentou a preocupação não só do mercado, mas dos consumidores em geral.

A pergunta que mais se ouve por agora é se ainda é seguro continuar comprando lá. Em busca de informação o JM recorreu ao Procon e o órgão respondeu que, por enquanto, não é preciso evitar compras no site da Americanas porque ela precisa cumprir suas obrigações como varejista, mesmo tendo entrado com pedido de recuperação judicial.

Ainda assim, é preciso tomar os cuidados de sempre, ou seja, verificar o prazo de entrega e registrar a compra com capturas de tela. Para o caso de entregas em atraso, o consumidor primeiramente tem que ir atrás da empresa, antes de tomar qualquer outra medida.

Se em um prazo de 24 horas nada for resolvido, o mais indicado é registrar uma reclamação no site do Procon ou buscar atendimento presencial no órgão. E para aqueles que pretendem cancelar uma compra, o Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de até 7 dias para o cliente desistir, a partir da data de aquisição do produto.

A desistência pode ocorrer nas compras feitas no site da empresa ou por telefone. Não vale se elas acontecerem em uma loja física das Americanas.

Foto: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






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