Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Governo de Minas pede participação ativa das pessoas na seleção de obras que serão bancadas pela Vale

Highslide JS

A população de Pará de Minas terá a oportunidade de participar da Consulta Popular para a reparação socioeconômica em decorrência do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. 

Na consulta, os cidadãos poderão votar nas propostas que consideram prioritárias para a reparação dos danos. São ações de fortalecimento dos serviços públicos que serão pagos e executados pela mineradora a partir da definição popular. 

Além de Pará de Minas, moradores de outros 25 municípios também poderão participar da consulta, entre eles São José da Varginha, Pequi, Papagaios, Maravilhas e Florestal. Os projetos disponíveis foram apresentados ao Estado pelas prefeituras e comunidades atingidas. Ao todo, são 3.114 propostas. 

Segundo o governo mineiro, a votação acontecerá entre 5 e 12 de novembro e será realizada pelo aplicativo MG App, pelo Portal do Cidadão (cidadao.mg.gov.br) e nos pontos de apoio que serão instalados nos municípios. Podem votar os cidadãos que recebem Pagamento Emergencial da Vale e os eleitores que têm o CPF cadastrado na Justiça Eleitoral.

O governador Romeu Zema disse que o Estado e as prefeituras serão rígidos na fiscalização e cobrança para que todas as obras sejam devidamente realizadas. 
A previsão é que a execução dos projetos votados pelos municípios atingidos comece no primeiro semestre de 2022. O valor total que será desembolsado pela Vale é de R$ 3,4 bilhões. 

Essa ação faz parte do acordo judicial entre a mineradora e o Estado para a reparação dos danos causados do rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, que matou 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba. A expectativa é que a prefeitura de Pará de Minas anuncie em breve os pontos de apoio que serão instalados na cidade para votação daquelas pessoas que não têm acesso à internet.

Foto: Arquivo da RádioSanta Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis