Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aposentadoria por invalidez é a que mais gera dúvidas nos segurados do INSS

Highslide JS

Mesmo em vigor desde novembro de 2019 as novas regras previdenciárias, contidas na Reforma da Previdência, ainda geram dúvidas em boa parte das pessoas que estão prestes a se aposentar. 

Desde que foi promulgada, a legislação tornou os critérios para aposentadoria mais exigentes. Houve mudanças significativas na idade mínima, tempo de contribuição e cálculo do benefício, além da criação de regras de transição específicas.

Entre as alterações que estão gerando questionamentos e até reclamações está a aposentadoria por invalidez, concedida aos contribuintes que não conseguem exercer as atividades profissionais por doença ou por acidente.

Antes de a lei ser promulgada, o aposentado recebia 80% dos maiores salários de contribuição desde julho de 1994. Não havia um redutor, portanto, ele era de 100%. Depois da reforma, a aposentadoria por incapacidade passou a ser calculada da seguinte forma: 60% do salário de benefício + 2% a cada ano adicional de contribuição, o que pode reduzir em até 40% o valor concedido. 

De acordo com o consultor previdenciário, Juvenal Heráclito Barbosa, o popular Borazinho, esse é só um dos exemplos das mudanças que estão gerando dúvidas e demandas em seu escritório. Ele admite que ficou mais difícil se aposentar e tem percebido que pessoas com baixo poder aquisitivo estão enfrentando desafios ainda maiores.

Borazinho orienta os contribuintes a procurar informações o quanto antes sobre a aposentadoria, pois, devido aos critérios mais rígidos, é necessário que o cidadão organize bem os documentos para não ter problemas quando for solicitar o benefício.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis