Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Pecuária leiteira garante a produção, mas o lucro é cada vez menor

Highslide JS

Com a menor oferta de leite no campo e o alto volume de chuvas nas principais regiões produtoras o preço médio pago aos produtores registrou alta de 6,25% em Minas Gerais. 

De acordo com os dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), leite comercializado em janeiro foi negociado a um preço médio de R$ 2,66 por litro. O valor é 23% mais alto que o registrado no mesmo período de 2022. Mas o aumento no preço pago aos pecuaristas ainda não satisfaz a classe que considera o momento como de crise.

De acordo com Milton Guimarães, produtor de leite na região de Pará de Minas, a situação para o homem do campo não é confortável. Ele, por exemplo, mesmo captando cerca de 3 mil litros por dia, aproximadamente 90 mil litros por mês, não está vendo o retorno financeiro.

Sua expectativa é que o produto seja mais valorizado ainda neste mês, para que os produtores consigam manter os rebanhos. 

Ele também comentou o alívio dos pecuaristas em relação ao resultado das análises do suposto caso de “vaca louca” registrado no Pará. 
O laudo garantindo que não se trata de uma doença contagiosa manteve o status de risco insignificante no Brasil, o que deve contribuir para a normalização do movimento de exportação dos produtos nacionais. 

Ainda segundo Milton Guimarães, até o final de março o litro do leite, pago ao produtor, deve chegar a R$3,00. Mas a notícia que pode alegrar os pecuaristas deve preocupar o consumidor final, já que o acréscimo também deverá ser percebido nas gôndolas dos supermercados.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis