Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Mutirão da vacina antirrábica fez grande sucesso no sábado

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde ainda não divulgou o balanço de como foi o primeiro dia de vacinação antirrábica na área urbana em Pará de Minas. O mutirão aconteceu no último sábado em 13 pontos de imunização espalhados pela cidade. 

A campanha pela vacinação contra a raiva animal está sendo organizada pelo setor de Vigilância em Saúde. Ela é promovida anualmente para proteger cães e gatos da infecção viral que não tem tratamento e nem cura e que apresenta grande potencial para levar o animal à óbito.

O Jornal da Manhã acompanhou o movimento na UBS do Caic, no bairro Santa Edwiges. Como era esperado, centenas de animais foram vacinados. Somente nas primeiras duas horas de trabalho, foram mais de cem cães imunizados. 

Esses números reforçam a consciência dos tutores quanto a importância da vacina para os pets e também para a própria saúde humana, já que a raiva pode ser transmitida do animal para o seu dono.

Quem não conseguiu levar o seu animal para se vacinar contra a raiva, terá uma nova oportunidade no próximo sábado, dia 2. Desta vez, estarão em funcionamento 25 pontos de imunização.

O servidor da Secretaria de Saúde, Luiz Alberto Alves da Silva, pede para que as pessoas não esqueçam o uso da máscara. Quem comparecer sem esse EPI não terá o pet vacinado.

Lembrando que na zona rural, a vacinação antirrábica aconteceu na última semana e se estenderá entre hoje até a próxima sexta-feira, em 37 pontos de aplicação das doses. Os locais e horários de cada dia foram divulgados em cartazes afixados nas comunidades contempladas.

A raiva é uma doença zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano através da mordida ou arranhadura. Os principais sintomas são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. A principal forma de prevenção é mantendo a vacinação do pet em dia. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis