Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Paralisação da obra e falta de informações: situação da UBS Seringueiras gera inquietação

Highslide JS

Prevista para ser concluída no final de abril, a reforma da UBS Amaral Lima da Costa, localizada no bairro Seringueiras, está paralisada. A unidade de saúde pode ter se transformado em um problema maior que o esperado pelo Município, e não há, até o momento, estimativa de quando ela será reinaugurada.

A UBS foi entregue à comunidade em junho de 2016, com capacidade para atender 6 mil pessoas de quatro bairros. Porém, em janeiro de 2022, o imóvel foi interditado pela Defesa Civil por causa de falhas estruturais após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade no final de 2021.

Desde então, a novela envolvendo a reforma da unidade tem ganhado mais e mais capítulos e o final não parece estar perto. A obra para readequação do prédio só começou em janeiro deste ano, num investimento de mais de R$ 400 mil, e a previsão inicial era que o serviço fosse concluído no final do mês passado, o que não aconteceu.

Durante participação em uma reunião dos vereadores na Câmara Municipal, o secretário de Saúde, Wagner Magesty, insatisfeito com o atraso do cronograma, chegou a levantar a possibilidade de pedir o encerramento do contrato com a empreiteira caso ela pleiteasse a prorrogação do prazo.

Quase um mês se passou desde o final de abril e, no momento, a obra está paralisada, segundo informações do vereador Léo do Depósito, presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente da Câmara. 

A preocupação do vereador é que não há informações sobre o que foi decidido pelo Município a respeito da continuidade ou não dos trabalhos. Ele apresentou um requerimento pedindo esclarecimentos para entender quais serão os próximos passos.

Segundo Léo do Depósito, a UBS do Seringueiras é um claro exemplo sobre a necessidade de reforçar a fiscalização nas obras de prédios públicos. Ele acredita que o problema estrutural do imóvel é mais antigo.

Segundo apurou nossa reportagem, um problema de fundação do imóvel tem sido a grande dor de cabeça no momento para a continuidade da obra. A fundação é a estrutura que permite a distribuição de carregamentos para o solo na construção. É uma das primeiras etapas a ser realizada no momento de levantar uma obra.

O Jornal da Manhã procurou respostas sobre a situação da UBS junto à Prefeitura, mas nenhum representante do Município quis conceder entrevista. Foi informado, porém, que o assunto está sendo analisado pelo setor jurídico e Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Enquanto o prédio da UBS segue sem previsão de ser reinaugurado, a população está sendo atendida na unidade temporária montada em contêineres. A estrutura está situada bem ao lado da UBS, na rua Nermival Ramos de Morais.

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis