Hoje é o Dia Mundial da Luta contra o Câncer e a data foi incluída no calendário para reforçar a importância da prevenção, através do diagnóstico precoce e do tratamento humanizado, por meio de um conjunto de ações integradas. A data busca fortalecer as ações e conscientizar o maior número de pessoas possível sobre a doença.
Essa enfermidade já se tornou um problema de saúde pública mundial. Na última década, houve um aumento de 20% na incidência e a estimativa é que 2030 ocorram mais de 25 milhões de novos casos.
O câncer não tem causa única, sendo que vários fatores contribuem para o surgimento da doença, e eles vão desde a má alimentação e outros hábitos nada saudáveis, até os problemas emocionais.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, Pará de Minas tem, atualmente, 1.129 casos da doença, sendo a maioria deles câncer de mama, de pele não melanoma e de próstata.
A coordenadora da unidade local da Associação Brasileira de Apoio e Combate ao Câncer (Abraco), Leidilaine Brito, chama atenção das pessoas para o risco à desatenção com os primeiros sinais. Esse é um dos principais fatores para o avanço dos casos de câncer:
Já a nutricionista da Abraco, Isabela Cançado, reforça o alerta sobre a má alimentação que, muitas vezes, provoca o aparecimento da doença:
Apesar da gravidade, o câncer tem vários fatores de prevenção, sendo que a maioria deles está na mudança de hábitos. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, não fumar, evitar exposição excessiva ao sol e consultar regularmente o médico são algumas das recomendações essenciais para evitar a doença.