Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Regional de Saúde liberou só 3 mil doses de vacina contra a gripe no 1º dia em Pará de Minas, causando um alvoroço

Highslide JS

Doses acabam no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Secretaria de Saúde explica quando o novo lote chegará. O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi bastante movimentado em Pará de Minas. As três mil doses disponibilizadas para a Secretaria Municipal de Saúde acabaram rapidamente, tamanha a procura nos 24 postos de imunização do município. 

Neste ano, a campanha foi antecipada pelo governo em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, embora a vacina não seja eficaz contra o Covid-19, ela é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Covid-19. 

Em Minas Gerais, a mobilização foi divida em três etapas, sendo que, neste primeiro momento, os idosos e profissionais da área da saúde serão contemplados. Desta forma, ontem, milhares de pessoas, não só em Pará de Minas, mas também em outras cidades do país, lotaram os postos de atendimento em busca do imunizante.

Somente na Policlínica, ma região central da cidade, foram atendidos aproximadamente 600 idosos, segundo informações da Secretaria de Saúde. A pasta considerou o fluxo “dentro da normalidade”, mas, devido ao elevado contingente, houve reclamações de falta de doses. 
O secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, explicou a situação e disse que Pará de Minas depende da distribuição de vacinas da Regional de Saúde, em Divinópolis.

Além do atendimento nas unidades de saúde, também houve vacinação aos idosos residentes da Cidade Ozanan e aos profissionais do Hospital Nossa Senhora da Conceição. 
E devida a alta procura, num momento de crise por causa do coronavírus, o Ministério da Saúde enviou uma nota técnica, no final da tarde de ontem, suspendendo todas as vacinas de rotina até o dia 15 de abril.

A determinação tem o objetivo de evitar aglomerações nas unidades de saúde de todo o país, como uma das formas de evitar a disseminação do vírus. 
Érica Regina, coordenadora do Setor de Imunização, explicou o que é a vacina de rotina e deu mais detalhes sobre a medida.

Quem conseguiu receber a dose da vacina saiu aliviado do posto de atendimento. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Luiz Viana David, de 73 anos. 
Assustado com todos os acontecimentos decorrentes do coronavírus, ele foi bem cedo à Policlínica para ser vacinado. Satisfeito por estar imunizado, ele relatou nunca ter vivenciado um momento como este.

Luiz David também fez questão de elogiar a organização da Secretaria de Saúde para a distribuição das vacinas.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início no dia 16 de abril, quando serão imunizados professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. 

Já em 9 de maio, será iniciada a terceira fase, cujo público-alvo são crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Na zona rural de Pará de Minas, a vacinação será agendada, tendo início em 30 de março. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a imunização deverá ser feita na parte externa das unidades para evitar grandes aglomerações. 
A meta da Secretaria de Saúde é proteger 90% do público-alvo, o que representa uma população estimada em 26 mil pessoas.




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis