Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sem horário para golpes: estelionatários estão agindo até de madrugada

Highslide JS

208 casos por hora. Este foi o número de registros oficiais dos golpes de estelionato no Brasil entre 2018 e 2022. Ao longo dos cinco anos, o país teve um aumento de 326% na quantidade de ocorrências, fechando o ano passado com mais de 1,8 milhão de crimes.

Os dados constam no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Eles englobam tanto o estelionato cometido por meio de ligação ou de forma presencial, assim como por meio eletrônico. 

O chamado “golpe virtual” teve seu boom a partir de 2021. Naquele ano, que foi o auge da pandemia de covid-19, o Brasil registrou mais de 120 mil casos. Já em 2022, houve aumento de 66%, com mais de 200 mil ocorrências.

Especialistas acreditam, no entanto, que o número pode ser ainda maior, considerando os casos não registrados oficialmente nos órgãos de segurança pública. Existem ainda as tentativas de golpes, que ocorrem quando a vítima desconfia e não é lesada.

Foi o que aconteceu com a dona Aparecida Maria da Cruz, moradora do bairro JK. Ela recebeu uma ligação às 3h50 da madrugada e do outro lado da linha o criminoso disse que estava com a filha dela. Ameaçou matar a jovem caso não fossem transferidos R$ 2 mil imediatamente.

Dona Aparecida disse que não tinha o dinheiro, então o estelionatário pediu os dados do cartão de crédito. Felizmente, ela desconfiou e percebeu que estava sendo vítima de mais um golpe.
A quantidade elevada de casos preocupa o Procon, órgão de defesa do consumidor. O advogado e coordenador, Bruno Souza, informou que os criminosos estão cada vez mais espertos, utilizando diversos modelos de abordagem com o uso  das novas tecnologias. Ao Jornal da Manhã, ele citou os principais tipos de golpes aplicados na cidade. 

Além da divulgação dos casos na mídia, o Procon tem feito algumas ações pontuais para reforçar o alerta, mas, segundo Bruno Souza, o consumidor é o mais interessado no assunto e tem que manter o cuidado constantemente.

Questionado sobre as orientações que o consumidor deve ter, especialmente aqueles que fazem compras on-line, o advogado informou:

Caso o consumidor seja vítima de golpe, a primeira recomendação é fazer um boletim de ocorrência na Polícia Militar. Ele também pode entrar em contato com o Procon para saber as outras providências tomar. O órgão funciona na rua Sacramento, 317, no centro da cidade.

Fotos: Germano Santos - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa: Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis