Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Especialista alerta para fim do prazo de regularização do exame toxicológico

Highslide JS

Nessa quinta-feira, dia 28, termina o prazo para que os motoristas com CNH nas categorias C, D e E, realizem o exame toxicológico nos laboratórios credenciados para evitar multas.

A orientação é do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Com isso, a partir de 28 de janeiro, os motoristas profissionais que não estiverem com o exame em dia e forem flagrados conduzindo veículos, serão multados em  R$1.467,35 e mais 7 pontos na carteira.

A legislação estabelece um prazo de 30 dias, antes da infração ser considerada gravíssima. É por causa dessa carência que o prazo final para garantir que está tudo em dia com o exame termina nesta quinta-feira. 

De acordo com o especialista em trânsito, Arthur Moraes, o exame toxicológico é muito importante para garantir a segurança nas estradas, uma vez que ele deverá evitar que os motoristas conduzam veículos sob efeito de alguma droga.

A expectativa é que a exigência do exame realmente reflita na segurança do trânsito. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2023 a Polícia Rodoviária Federal registrou mais de nove mil acidentes nas rodovias atribuídos à reação lenta dos condutores. 

Muitos destes incidentes aconteceram por causa da distração dos motoristas e vários deles se envolveram em fatalidades justamente por estar sob efeito de substâncias que afetam a atenção e a resposta ao volante. 

Foto Ilustrativa: Reprodução pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis