A rede pública de Pará de Minas agora conta com um protocolo específico para o tratamento de feridas. É um procedimento que padroniza o atendimento em toda a Rede de Atenção à Saúde, determinando parâmetros para encaminhamento e tratamento dos pacientes.
A secretária de Saúde, Ana Clara Meytre, informou que o procedimento recebeu o nome de Protocolo Municipal de Assistência ao Paciente com Ferida Crônica.
Daqui para frente, ficará mais fácil para os profissionais a solicitação de exames complementares e a prescrição de novas coberturas. Também foram ampliados os exames disponíveis, incluindo dosagem de vitaminas e cultura de lesões, qualificando o atendimento aos pacientes.
Os novos serviços funcionarão no Ambulatório de Feridas, sob a coordenação de uma enfermeira estomaterapeuta, além de um angiologista, cirurgião, dermatologista, ortopedista e uma fisioterapeuta.
A enfermeira responsável pelo Ambulatório de Feridas é Dayane Heloísa Dias de Brito, que destacou os tipos de tratamento que serão ofertados e as tecnologias a serem utilizadas. Ela também lembrou que os atendimentos serão oferecidos a partir do encaminhamento das unidades de referência.
O Ambulatório de Feridas já está funcionando no bairro Senador Valadares, nas instalações do Ambulatório Médico de Especialidades (AME).