Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Moradores da Rua Alexandre estão revoltados com os prejuízos causados pelas chuvas e pedem melhorias no sistema de escoamento

Highslide JS

A rede de drenagem pluvial urbana é um sistema que muitas vezes passa despercebido aos olhos da população, mas que é fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade. Isto porque, uma rede de captação de chuva realmente eficaz vai evitar que as vias de um município sejam constantemente alagadas por causa de temporais.

Sem contar que tem impacto diretamente na economia de uma cidade, já que empreendedores podem não querer instalar suas grandes indústrias em locais que constantemente vivem alagados por causa das chuvas. Consequentemente, isso significa perda de oportunidades também para o município e desvalorização nos imóveis localizados nestas vias afetadas pelos temporais.

Vale lembrar que, um sistema de drenagem eficiente e capaz de diminuir problemas de alagamentos das vias públicas deve utilizar investimentos e materiais adequados, como peças de concreto, que podem durar até 100 anos. Em Pará de Minas o sistema de drenagem das principais vias do município é antigo, até mesmo quase inoperante e já não comporta a quantidade de água das chuvas.

Em alguns locais, bastam apenas alguns minutos de chuva para a área ser completamente inundada. Já não bastasse o problema com nossa rede pluvial, a população também não tem colaborado e tem sido muito comum ver lixos esparramados pelas ruas de Pará de Minas, o que causa o entupimento dos bueiros da cidade. 

Na João Alexandre, localizada no bairro Dom Bosco, a situação fica dramática quando chove e a via se transforma em um verdadeiro rio de águas sujas. E isso tem causado a revolta de alguns moradores, principalmente aqueles que tiveram prejuízos causados pelas chuvas que caíram na última terça-feira, dia 22 de dezembro.

Durante o temporal, o córrego localizado próximo à via transbordou. Com isso, houve um desmoronamento de um barranco, além de quedas de muros das residências. Uma equipe da Prefeitura Municipal foi chamada e houve a interdição do local. O morador Geraldo Alves de Souza está revoltado, pois convive com a mesma situação há 20 anos. Ele pede que seja feita a canalização do local, porque teme que a sua casa seja afetada pelas próximas chuvas.

Roberto da Silva França, que também é morador da Rua João Alexandre, também está revoltado com a situação da via.

Em caso de emergências relacionadas a temporais, a Defesa Civil de Pará de Minas pode ser acionada pelo telefone 37 3233.5614 ou 37 99963.7021. E lembre-se: seja educado e não jogue lixo nas ruas! Mesmo o papel de bala que você descarta nas vias colabora para o entupimento dos bueiros, causando os temidos alagamentos. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis