Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Chegou a hora das famílias atualizarem os dados no CadUnico

Highslide JS

Considerado o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia, BPC e Auxilio Brasil, o Cadastro Único é um banco de dados utilizado para controlar a liberação dos programas de distribuição de renda. 

É por isso que ele precisa estar sempre atualizado, para que os órgãos governamentais tenham condições de gerir os benefícios e controlar a entrada e saída destas famílias de acordo com o perfil social de cada uma. 

O Ministério da Cidadania tem orientado sobre a importância de se manter os dados sempre atualizados. E nos municípios, os órgãos encarregados pelo Cadastro e pela atualização das informações têm reforçado este apelo. 

Em Pará de Minas os CRAS são os responsáveis por este trabalho, onde as famílias já têm comparecido. Quem acompanha este trabalho é Isadora dos Santos Costa, gestora do Cadastro Único e Programa Sociais. 

Segundo Isadora, a atualização é essencial para que todas as famílias continuem recebendo regularmente seus benefícios.

A gestora lembra que atualmente o governo tem realizado o cruzamento de dados com outros sistemas de informações, por isso é importante que as informações não sejam conflituosas ou inconsistentes, o que pode gerar suspensão ou bloqueio do beneficio. 
Quando a pequenas mudanças no perfil familiar, Isadora explica que elas podem sem comunicadas ao CRAS a qualquer momento. 

Para se inscrever no CadUnico, as famílias devem se enquadrar no perfil de baixa renda, ou seja, que recebem até 3 salários mínimos mensais, somando a renda de todos os componentes. 
Quanto aos prazos para quem já está inscrito, é importante lembrar que os beneficiários do Auxilio Brasil que estão em revisão cadastral terão até 14 de outubro para atualizar as informações. 

Já as famílias em averiguação cadastral, cujo prazo para atualizar informações terminou em junho, ganharam um prazo extra, até 12 de agosto para procurar o CRAS mais próximo de sua casa. 

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis