Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Avanço dos casos de dengue muda atendimento nas UBSs: consultas de rotina foram reduzidas pela metade

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou mudanças na metodologia de atendimento na Atenção Primária, que envolve as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). As novas regras constam em nota informativa assinada pelo secretário Wagner Magesty, e foram motivadas pelo aumento de casos de dengue em Pará de Minas.

Entre as principais alterações estão a redução de até 50% no número de vagas para consultas de rotina, retorno e suspensão dos agendamentos das consultas de rotinas para usuários que desejam fazer apenas check up.

Segundo a nota, “as equipes deverão priorizar o atendimento/agendamento aos pacientes com risco familiar ou individual elevado (médio, alto ou muito alto risco)”. Já as consultas de pré-natal ou puericultura terão o acompanhamento mantido de forma integral. 

Os profissionais também foram orientados a utilizar a teleconsulta para atendimento aos pacientes crônicos ou com condições clínicas especiais. Ao falar sobre as novas diretrizes, a enfermeira Ana Clara Meytre, Referência Técnica da secretaria, disse que o momento requer planejamento para que a rede pública consiga prestar a assistência aos pacientes.

A nota informativa também trata do atendimento de pacientes com suspeitas ou diagnóstico confirmado de arboviroses, como dengue e chikungunya. 
A Secretaria de Saúde quer que essas pessoas priorizem as UBS’s. Elas poderão ser acolhidas em qualquer unidade, e não necessariamente na UBS de referência, que é a mais próxima de sua casa. 

Em relação à UPA-24h, somente serão encaminhados pacientes classificados como Grupo C ou D ou com alguma outra situação de urgência percebida à avaliação clínica. 
Outra mudança diz respeito às unidades sentinelas: Nossa Senhora da Piedade (antiga Policlínica) e Walter Martins.

Toda a agenda programada de atendimento nas duas UBS’s foi suspensa a fim de garantir o acesso ao usuário independente da área de residência. As novas regras já estão em vigor e valerão até o próximo dia 29 de março. 

Fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Pará de Minas






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis