Com a diminuição da incidência de chuvas e temperaturas mais amenas o outono e o inverno se tornam ótimos períodos para o cultivo de verduras, como brócolis, alface, couve e outros folhosos. O frio evita o apodrecimento e o aparecimento de doenças e pragas que atingem as plantações.
No entanto, a queda nas temperaturas tem esfriado também o setor de hortifrutis. O que deveria trazer mais clientes para o consumo de hortifrutigranjeiros, devido à excelente qualidade dos produtos e aos preços bons, na verdade mostra o contrário.
Essa realidade não chega a ser uma novidade para o setor. É sempre assim: os termômetros registram queda na temperatura e as mercadorias começam a ficar encalhadas nas prateleiras.
No inverno, o consumo cai bastante, segundo atesta o comerciante Reginaldo Vasconcelos Resende, proprietário do sacolão Verfrutas.
E com a salada estando menos presente nas refeições, a procura pelas hortaliças comuns no acompanhamento dos caldos é frequente.
Fica o alerta dos nutricionistas: deixar as folhas e verduras de lado durante todo o inverno pode influenciar negativamente na saúde, prejudicando o sistema imunológico. Investir em diferentes modos de preparo e molhos são formas de aumentar esse consumo mesmo com o friozinho.