A chegada do mês de maio trouxe de volta a intensificação das ações de conscientização sobre a segurança viária. O Movimento Maio Amarelo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para simbolizar a atenção nos sinais de trânsito, colocando em pauta a urgência na redução da violência no trânsito.
Neste ano, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) definiu como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". A mensagem central ressalta que a verdadeira mobilidade humana se constrói quando todos se sentem seguros e respeitados. Para isso, é fundamental que a responsabilidade individual se torne uma prioridade coletiva.
O Jornal da Manhã abordou o assunto com o proprietário da Autoescola Nacional, Marcos Vinícius de Oliveira, que ressaltou a temática deste ano e a segurança no trânsito:
A respeito do trânsito de Pará de Minas, Marcos Vinícius destacou principalmente o excesso de velocidade:Em 2024, as rodovias federais registraram 6.160 óbitos e 84.526 feridos em 73.156 sinistros de trânsito.
Foto: gov.br