Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Aposta da prefeitura na ampliação do número de farmácias básicas deve melhorar a distribuição de remédios na cidade

Highslide JS

A saúde pública de Pará de Minas inicia o ano com perspectivas de ampliar a distribuição de medicamentos. A pasta espera inaugurar no segundo semestre as duas farmácias básicas que estão sendo construídas nos bairros Padre Libério e Paraíso. 

Elas terão papel semelhante à Farmácia Básica Central, popularmente conhecida como farmacinha, que funciona na Praça Torquato de Almeida. Nos dois pontos, os usuários poderão buscar medicamentos que fazem parte da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que as obras sejam concluídas em agosto. A partir daí, serão feitos os ajustes operacionais para início da entrega dos medicamentos. O processo de implementação das farmácias básicas está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Saúde. O presidente Maurício Rodrigues vê a descentralização como uma iniciativa de grande importância, pois irá desafogar o atendimento da unidade central. 

A farmácia do bairro Padre Libério está sendo construída na rua José Camilo dos Santos, e custará mais de R$ 368 mil. Já a unidade do bairro Paraíso, está sendo erguida na rua Paulo Braz Menezes, com o valor superior a R$ 337 mil. Mas embora o serviço esteja em fase de ampliação, o presidente do Conselho Municipal de Saúde diz que a rede pública ainda precisa superar o desafio da falta de alguns medicamentos. 

A falta de medicamentos não é uma situação restrita a Pará de Minas, e ocorre pela ausência de matéria-prima ou escassez de insumos para a composição das embalagens. Os remédios distribuídos são fornecidos pela prefeitura, Estado e União. 

Entre os itens em falta, atualmente, segundo dados da Secretaria de Saúde, estão a Dipirona 500ml - em gotas - e o Enalapril 20mg – comprimido. A lista completa é atualizada pela secretaria e disponibilizada para o cidadão no Portal da Transparência, no site parademinas.mg.gov.br.

Fotos: Arquivo Rádio Santa Cruz FM/Amilton Maciel







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis