Com o início do período chuvoso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) faz um alerta à população sobre os riscos provocados pela queda de árvores e galhos, situação comum durante tempestades acompanhadas de ventos fortes.
Além de bloquear vias e causar transtornos no trânsito, esses incidentes podem representar perigo iminente à vida, especialmente quando envolvem a rede elétrica. Por isso, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar.
Durante e após as chuvas, uma das maiores ameaças é o rompimento de cabos da rede de distribuição de energia. Muitas vezes, o fio partido não é facilmente identificado, ficando escondido entre galhos, folhas ou lama, o que aumenta o risco de acidentes graves e até fatais.
A recomendação é que ninguém se aproxime, toque ou tente remover árvores e galhos caídos próximos a postes ou fiações. Nessas situações, o correto é isolar o local e acionar imediatamente a Cemig pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia.
O gerente da Cemig, Dilzair Junior, esclarece os procedimentos adotados nessas ocorrências e reforça as orientações de segurança para esses casos.
A Cemig reforça que qualquer intervenção deve seguir protocolos específicos, justamente para evitar choques elétricos e outros acidentes. Por fim, a companhia destaca que, sempre que houver risco à rede elétrica, a ocorrência deve ser comunicada imediatamente pelos canais oficiais. A Cemig ainda ressalta que realizar podas próximas a rede elétrica por conta própria pode colocar vidas em perigo.