Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Sonho de muitos anos: mais famílias são contempladas com fossas ecológicas

Highslide JS

Uma parceria do poder público com a iniciativa privada viabilizou a construção de mais um tanque de evapotranspiração no Assentamento Ismene Mendes, no distrito de Tavares. 

Também conhecido como fossa ecológica, o sistema consiste no tratamento de esgoto doméstico, evitando a poluição do solo e a contaminação do lençol freático e reaproveitando os resíduos para adubação de plantas.

Já foram feitas quatro fossas ecológicas no assentamento e a meta é levar o sistema para as doze famílias que residem na comunidade. O projeto de implantação está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social com o  SINE, Emater, concessionária Águas de Pará de Minas e a Arsap, que é a agência reguladora de água da cidade.

A extensionista da Emater, Kênia Lasmar de Moura, dá mais detalhes sobre o tanque e de como ele atua no reaproveitamento dos resíduos sem poluir o meio ambiente.

Além das orientações da Emater na construção da fossa ecológica, os moradores também receberam informações sobre saneamento com os técnicos da Águas de Pará de Minas. 
A gerente-geral da concessionária, Márcia Freiberg, esclareceu que o sistema é mais barato e mais fácil de lidar, por isso pode gerar mais benefícios para as famílias dos assentados. 

Quem ficou muito satisfeito com o tanque de evapotranspiração foi o Geraldo Alexandre Barros, morador do assentamento de Tavares. Ele contou uma breve história exemplificando o tempo que a comunidade esperou pelo benefício: 

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, agradeceu os envolvidos no projeto, destacando que o trabalho em conjunto fortalece toda a comunidade. 

Não foi repassada a previsão de quando as outras sete fossas ecológicas serão construídas. Mas a Emater adiantou que outros projetos ambientais serão executados no local para o reaproveitamento da água, complementando o sistema de saneamento. 

Fotos: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis