Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Proibidas as ligações telefônicas feitas por robôs: consumidor não aguentava mais

Highslide JS

Sabe aquelas ligações telefônicas de números desconhecidos que, ao atender, a chamada é desligada imediatamente? Pois é, em breve isso deve acabar ou pelo menos diminuir. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou uma medida cautelar que proíbe os robocalls, ligações feitas por robôs que desligam logo depois que a pessoa atende. 

Na medida, a Anatel ordena que as operadoras bloqueiem números que façam mais de 100 mil ligações por dia, em chamadas que duram menos de 3 segundos. Esse perfil, segundo a Anatel, configura um comportamento incompatível com o de um ser humano. As operadoras têm 30 dias para bloquear chamadas de robôs, e dez dias para enviarem à Anatel uma lista de números que fazem ligações curtas em massa.

Aquelas que não obedecerem à nova regra poderão ser multadas em até R$ 50 milhões. 
A expectativa é que a medida seja publicada ainda hoje no Diário Oficial da União, quando começa a contar o prazo estipulado para as operadoras. A proibição não se aplica aos serviços de emergência e utilidade pública.

Robocalls são programas produzidos por empresas de tecnologia para realizar determinadas ordens. Segundo a Anatel, eles servem apenas para confirmar se a linha está ativa. Se a pessoa atende, o robô sabe que a linha está ativa para receber outras chamadas de telemarketing.

Foto Ilustrativa: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis