Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Equoterapia: método terapêutico tem feito verdadeiros milagres

Highslide JS

Método terapêutico que utiliza os cavalos, a equoterapia se tornou uma grande aliada no desenvolvimento corporal e mental de pessoas com deficiências físicas e necessidades especiais. 

A equitação terapêutica foi idealizada em 1954, na Noruega, e só chegou ao Brasil a partir de 1989, em atividades equestres realizadas na Granja do Torto, em Brasília, atual sede da Associação Nacional de Equoterapia. 

Nesta modalidade, o cavalo é o agente promotor dos ganhos físicos e psíquicos. A partir da interação com o animal, os pacientes também desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Em Pará de Minas, a equoterapia é oferecida pelo Lavi Centro Equestre. A fisioterapeuta Eveline Eloá Barbosa conversou conosco sobre o método e quais benefícios ele propicia. 

Atualmente, o centro equestre atende 70 praticantes, sendo que parte deles é oriunda da rede pública e os demais são atendimentos particulares. 
Eveline Barbosa diz que os avanços para os pacientes são notórios e fundamentais para a melhoria de vida de cada um.

Não há um tempo certo de prática, isso vai depender de cada caso. Alguns pacientes, por exemplo, podem precisar da terapia para o resto da vida. 
Bianca Valadares, mãe de um praticante de equoterapia, acompanha o filho em toda sessão. Ela afirmou que esse método terapêutico tem sido um diferencial para a melhoria de vida do filho, diagnosticado com transtorno de espectro autista.

Para ser contemplado com o serviço de equoterapia pela rede pública, o paciente precisa ser encaminhado pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER), da Apae. 
Mais informações sobre o serviço, o cidadão pode entrar em contato com o Lavi Centro Equestre pelo telefone (37) 99992-3848.

Fotos: Ronni Anderson Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis