Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Cinema nacional ganha destaque hoje no calendário

Highslide JS

Hoje é o Dia do Cinema Nacional. Com uma história diferenciada e muitas vezes marginalizada, o cinema brasileiro já conquistou diversos prêmios internacionais e coleciona recordes de bilheterias.

Além dos títulos comerciais, sobretudo as comédias, nosso cinema também alimenta o desejo de quem acompanha produções independentes e alternativas que carregam altos níveis artísticos. 

Pará de Minas, ao longo da história, vem se mostrando uma cidade muito ligada ao cinema. O público sempre lotou as salas de exibição dos extintos Cine Vitória e Cine Imperial e mais recentemente do Cine Café, tanto nas matinês quanto nas exibições noite afora.

Mas do outro lado da tela, a cidade também já colaborou com produções nacionais que rodaram o país e até o exterior. Uma delas é o faroeste “Condenada por um Desejo”, dirigido por Tony Vieira. Ele foi filmado em Pará de Minas na década de 1970 e contou com vários paraminenses na figuração. 

Mas bem antes disso nosso artista maior, Benjamim de Oliveira, já brilhava na telona. Quem falou conosco sobre o assunto foi o ator e escritor José Roberto Pereira, que estrelou o premiado filme Herói, e vem produzindo diversos curtas-metragens na cidade. 

Entre os artistas que flertaram com a sétima arte, destaque para a atriz Marta Morais que, inclusive, está com um filme em exibição na Itália. Também podemos citar Cida Mendes, Titina Valadares, Marcilene Tavares, Maurílio Silva, Higor Duarte e a atriz mirim Nina Oliveira. 

Sem contar os diversos documentários, curtas-metragens e outras produções em audiovisual que acontecem na cidade todos os anos, contando a história do nosso povo e das personalidades locais. 

Sobre as plataformas de streaming como Youtube e Netflix, que foram bastante criticadas no início por se colocarem como possíveis concorrentes do cinema tradicional, José Roberto vê como uma forma de democratização do audiovisual, facilitando a distribuição da produção cinematográfica brasileira. 

Quem confirma esta ideia é Carmélia Cândida, contadora de história e roteirista, que também tem trabalhado bastante na atuação e produção de curtas-metragens e documentários. 

Perguntados sobre a importância do cinema, José Roberto e Carmélia responderam: 

E para comemorar o Dia do Cinema Nacional, a dica é buscar nas plataformas digitais o filme favorito, estourar uma pipoca e convidar a família pra se divertir com bastante segurança. Lembrando que muitas produções de artistas paraminenses estão disponíveis gratuitamente no Youtube. 

Fotos: Muspam e Arquivo Pessoal





Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis