Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Morte do técnico de enfermagem no Hospital de Itaúna pode entrar para os estudos da Organização Mundial de Saúde sobre a reinfecção da covid-19

Highslide JS

A morte do técnico de enfermagem da cidade de Itatiaiuçu, vítima da covid-19, acendeu o alerta sobre a possibilidade de reinfecção da doença e o caso pode entrar para os estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS), que ainda não descarta o risco de uma pessoa ter a doença mais de uma vez.

O jovem Libério Tadeu Fonseca Pereira, de 22 anos, já tinha sido infectado pelo coronavírus no mês de abril e voltou a testar positivo no final de junho. Ele chegou a ser entubado no Hospital Manoel Gonçalves, de Itaúna, onde trabalhava, e faleceu no último dia 6 de julho.

A enfermeira responsável por epidemiologia da Policlínica de Itatiaiuçu, Gláucia de Souza Vilela, disse que a reinfecção que vitimou Libério pode ter relação com um raro fator genético apresentado pela mãe dele, Edriana de Fátima Pereira Fonseca, de 44 anos, que também morreu pelo novo coronavírus dois dias antes, no mesmo hospital.

A mãe tinha uma alteração genética, uma síndrome muito rara, e um dos sintomas era a baixa imunidade. O diagnóstico foi apresentado no início do ano, pois ela sofria várias infecções de repetição, adoecia com frequência e ficava mais grave, era uma pessoa mais frágil. Mas, infelizmente, não teve tempo de voltar ao geneticista ou testar outros membros da família.

Ela precisava de um transplante de medula. Por esse fator, os especialistas suspeitam que Libério possa ter herdado essa condição.Já a Organização Mundial de Saúde declarou que não há evidências de que as pessoas que se recuperaram da covid-19 e tenham anticorpos estejam protegidas contra uma segunda infecção.

Mas é esperado que a maioria dos infectados desenvolva uma resposta de anticorpos que forneça algum nível de proteção. O que ainda não se sabe é o nível de proteção ou quanto tempo vai durar. Por sua vez, a Secretaria de Estado de Saúde informou que, até a presente data, não há registro oficial sobre reinfecção em Minas Gerais e que, na eventual apuração dessas situações, presta apoio técnico ao município. Já o Ministério da Saúde diz que está acompanhando as investigações sobre o caso de reinfecção.

Foto: pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis