Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

O adeus a Eduardo Barbosa: muita comoção entre os apaeanos, os amigos e familiares

Highslide JS

Mais de duas mil pessoas, vindas de diversas partes do Brasil, passaram pelo Cemitério Santo Antônio ontem, para se despedir do ex-deputado Eduardo Barbosa. A morte dele deixou desolados familiares, amigos, homens públicos e, principalmente, a comunidade apaeana. Durante os sete mandatos, como deputado federal, ele se dedicou às causas sociais e tornou ainda uma grande referência nacional na prática da política do bem.

Eduardo Barbosa morreu em Brasília, na quarta-feira, depois de 45 dias internado no Hospital Lírio Libanês para o tratamento de problemas cardíacos. O corpo dele chegou a Pará de Minas na madrugada de ontem. O velório, realizado na porta da Capela do Cemitério Santo Antônio, foi aberto ao público às 9 da manhã. Os funcionários da Apae local foram os primeiros a chegar e carregavam muita tristeza no semblante.

Foi montada uma grande estrutura para acolhimento dos familiares e do público em geral. Durante todo o dia a movimentação foi intensa. Os quatro filhos de Eduardo, assim como irmãos, sobrinhos e demais parentes receberam muito carinho e palavras abençoadas. Daniel Barbosa, que acompanhou o pai desde o primeiro dia da hospitalização dele, falou ao Jornal da Manhã.

Muito abatido, disse que a família estava se sentindo confortada diante de tantas manifestações de carinho. 
Daniel se referiu ao pai como um exemplo do bem que ele e os irmãos vão levar para o resto da vida:

Daniel também contou ao Jornal da Manhã que durante os mais de 40 dias de hospitalização, o pai teve altos e baixos. No entanto, o quadro clínico vinha dando sinais de melhora nas últimas semanas até surgir um problema muito grave:

Para os funcionários, voluntários e famílias das pessoas atendidas pela Apae de Pará de Minas a quinta-feira será lembrada como um dia de muita dor. Eram lágrimas de tristeza e abraços dados para confortar, mas nada foi capaz de mudar o clima de grande comoção.

Diante da impossibilidade de ouvir todos, o Jornal da Manhã pediu a quatro pessoas muito ligadas à entidade, que definissem Eduardo Barbosa. Os depoimentos vieram de Áurea Teixeira, Sandra Moreira, Cátia Espíndola e Silvia Lima: 

Por motivo de saúde o presidente da Apae Brasil, entidade federativa que congrega 2.250 unidades no país, não pôde comparecer. Mas ele enviou como representante o diretor Social, Willian Ferreira, que falou da representatividade de Eduardo Barbosa junto às associações:

Membros do PSDB local, cujo diretório foi fundado pelo deputado Eduardo Barbosa, também compareceram em peso, entre eles Geraldo Magela de Almeida, o Geraldinho Cuíca, que falou de seu aprendizado:

O presidente do diretório municipal do PSDB, Ewerton Marinho, também estava muito consternado. Disse ao JM que o partido vai sempre se inspirar no seu líder maior:

O Hospital Nossa Senhora da Conceição foi uma das entidades mais beneficiadas pelo deputado Eduardo Barbosa ao longo dos anos. Foi lá que ele iniciou a carreira, como médico pediatra, antes de se dedicar à vida pública. O provedor da instituição, Maurício Jardim, fez um reconhecimento público sobre o grande apoio:

Eduardo Barbosa estaria completando hoje 65 anos de idade. E este 25 de agosto, como fez questão de lembrar a Apae Brasil, é o dia dedicado ao soldado. A entidade considera Barbosa como o maior soldado que as causas sociais do Brasil já tiveram. 
Até o final da tarde de ontem, 156 coroas de flores foram entregues no Cemitério Santo Antônio, vindas de várias partes do Brasil.

E as homenagens continuarão hoje porque o esvaziamento do estoque das floriculturas não permitiu que todas as encomendas fossem atendidas. 
Os caminhões de entrega já estão a caminho, para a montagem de mais de cem coroas que serão depositadas hoje no túmulo dele.

Fotos: Myrtes Pereira  e Arquivo Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis