Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Testes para diagnóstico da varíola dos macacos terão cobertura dos planos de saúde

Highslide JS

A Secretaria Municipal de Saúde não acrescentou informações sobre o primeiro caso de varíola dos macacos registrado em Pará de Minas. O paciente de 34 anos é um promotor de eventos e está cumprindo o isolamento solicitado pelos médicos.

O quadro clínico dele é bom, segundo informou o secretário Wagner Magesty. As suspeitas são de que ele tenha contraído o vírus fora daqui, tendo em vista as constantes viagens de trabalho.

Magesty disse que não há motivo para a população ficar alarmada e aconselha as pessoas, de um modo geral, a procurarem atendimento médico em caso de eventual manifestação da doença.

Já a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu o teste para diagnóstico da varíola dos macacos no rol de procedimentos que devem ter cobertura garantida por planos de saúde privados. Conforme a resolução normativa, os planos deverão cobrir os testes dos beneficiários que apresentarem indicação médica. 

O exame é realizado a partir de amostras de fluidos coletados diretamente de lesões que se manifestam na pele, usando um swab seco. As análises permitem detectar a presença do vírus que causa a doença. 

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido a sua disseminação por diversos países desde maio. No Brasil, já são 7.019 casos e duas mortes, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. 

Foto Ilustrativa: Reprodução/pixabay.com







RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis