O Diário Oficial do município de Itaúna publicou uma informação que boa parte da população queria saber – o balanço da aplicação de multas de trânsito, através dos radares instalados pela prefeitura, nos últimos dois anos.
De acordo com a publicação, a arrecadação total foi de R$2.183.584,15. Esse valor é bem menor que as especulações na cidade, dando conta de que o total das multas chegaria a R$10 milhões.
Mesmo assim, muitas pessoas consideram alto o valor das multas e a insatisfação já chegou à Câmara Municipal, onde alguns vereadores se mobilizam em favor da retirada dos radares, alegando que eles não cumprem a função de conscientização, servindo apenas para a arrecadação do município.
Outros vereadores, no entanto, defendem a alteração no limite de velocidade nas principais vias, passando dos atuais 40km para 60km. Eles também reivindicam melhorias na sinalização de alerta aos equipamentos, conforme determina a lei.
Os nove radares foram instalados pela Prefeitura de Itaúna em março de 2023, devido ao elevado número de acidentes na cidade. A população vinha cobrando a divulgação do valor das multas com base no Código de Trânsito Brasileiro, que determina esse tipo de publicação em todas as cidades com radares.
Foto Ilustrativa: Reprodução DER/MG