Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Consumidores ameaçam acionar a Justiça por causa do reajuste de quase 20% na tarifa de água

Highslide JS

Consumidores continuam manifestando insatisfação com o reajuste de 19,51% na tarifa de água em Pará de Minas. O aumento foi autorizado pela Arsap, que é a entidade reguladora e fiscalizadora dos serviços prestados pela concessionária.

Alguns consumidores estão ameaçando levar o caso à Justiça, considerando o índice elevado. Na opinião deles, a Arsap não poderia ter autorizado um reajuste maior que a inflação oficial de 2021, que ficou em torno de 10,06%.

Mas a entidade se defende das críticas, informando que desde o início de sua fundação, em 2016, ficou definida uma fórmula de reajuste anual, de modo a assegurar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato firmado entre a prefeitura e a concessionária Águas de Pará de Minas.

Segundo a fórmula, o reajuste de tarifas e dos valores dos serviços complementares é calculado a partir de fatores de ponderação, aplicados sobre os índices utilizados no país para medir a inflação, a questão da mão de obra, assim como a tarifa de energia elétrica e outros cálculos referentes aos produtos industriais.

Para os leigos, é uma matemática complicada, mas a Arsap se vale de especialistas no assunto para apurar os índices de compensação financeira e realinhamento de tarifa. Os cálculos foram apresentados durante a reunião do Conselho de Administração da entidade, que tem como presidente Maurício Hegel Jardim.

O cálculo do reajuste é feito sem qualquer interferência da concessionária que presta serviços no município:

Como o reajuste está valendo desde 1º de janeiro, o consumo de água deste mês já vai aparecer com 19,51%.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis