Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Projeto de lei pode impedir o crédito consignado por meio de práticas abusivas

Highslide JS

O projeto de lei que proíbe a oferta de crédito consignado a idosos, aposentados, pensionistas e servidores públicos por meio de práticas abusivas está apto para voltar ao plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a votação em segundo turno.

A proposta, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PL), recebeu o aval do Legislativo na primeira votação, e, após análise da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, também teve parecer pela aprovação no segundo turno. 

A Assembleia Legislativa não informou quando a matéria entrará na fase de votação, mas existe a expectativa que isso aconteça em breve.

O projeto proíbe bancos e operadoras de cartão de crédito de celebrar contratos de crédito consignado por meio de ligações telefônicas ou mensagens de aplicativos, como o WhatsApp.

Também fica vedada a celebração de contratos de empréstimo, crédito consignado e negócios similares, que não tenham sido expressamente solicitados pelos beneficiários da futura lei.

A advogada do Procon de Pará de Minas, Lívia Trindade, diz que a regulamentação da oferta de crédito para os aposentados e pensionistas é necessária, pois as pessoas estão vulneráveis às instituições. 

A advogada orienta que, mesmo o projeto se tornando lei, os idosos e aposentados devem ter muita atenção com qualquer operação financeira. Caso algum dinheiro suspeito entre na conta, o cidadão não deve gastá-lo:

A proposta que tramita na Assembleia também proíbe, entre outras práticas, a publicidade de empréstimo e de cartão de crédito consignado sem a devida advertência quanto ao risco do superendividamento.

Fotos: Ronni Anderson - Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Reprodução pixabay.com






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis