Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

Hospital Nossa Senhora da Conceição admite baixa no estoque de sangue, mas descarta suspensão de cirurgias eletivas

Highslide JS

A queda na doação de sangue em Minas Gerais durante a pandemia de covid-19 começa a surtir efeitos preocupantes. O principal deles ocorre em Divinópolis, mais especificamente no Complexo de Saúde São João de Deus. A instituição foi orientada pela Fundação Hemominas a suspender, quando possível, as cirurgias eletivas - que são aquelas programáveis - devido ao estoque atual de bolsas de sangue, que se encontra em um nível abaixo do ideal.

A justificativa da Hemominas é que a utilização do sangue nos procedimentos eletivos poderia comprometer a quantidade disponível e causar prejuízos às cirurgias de urgência, que devem ser priorizadas. A recomendação para a gestão consciente de utilização dos hemocomponentes também foi feita a outros hospitais mineiros, entre eles o Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Contudo, a Casa de Saúde de Pará de Minas informou ao Jornal da Manhã que “até o presente momento, as cirurgias eletivas não correm o risco de serem suspensas na Instituição”. Ainda em nota, o hospital admitiu que o estoque está reduzido, mas dentro dos índices esperados, não tendo comprometido os atendimentos. Todos os grupos estão com volume estável, à exceção do O negativo, que normalmente é o tipo sanguíneo mais crítico. 

O JM também ouviu a Fundação Hemominas. Em nota, a entidade afirmou que, além do impacto negativo da pandemia sobre a mobilização de doadores de sangue, ocorreram feriados em semanas seguidas nos meses de outubro e novembro, contribuindo para queda acentuada dos estoques. 

A Hemominas também confirmou uma queda de 7% em todos os tipos sanguíneos, sendo que, os tipos O positivo, O negativo, A negativo e B negativo estão em estado de alerta. O problema dos baixos estoques de bolsas de sangue vem se arrastando há alguns anos, mas se agravou desde o início da pandemia, pois muitos doadores ou potenciais doadores optaram por não comparecer aos hemocentros com medo de serem contaminados com o coronavírus.

Apesar dessa preocupação, a Hemominas garante que todas as unidades estão devidamente preparadas para receber o público, com todas a estrutura de segurança para não expor nenhum doador ao risco de infecção. Quem tiver interesse em doar sangue, pode agendar a doação pelo site hemominas.mg.gov.br ou através do aplicativo MGapp. Na plataforma da fundação, tem todas os requisitos previstos para que o cidadão possa participar desse momento tão importante.

Foto Ilustrativa: Arquivo/Rádio Santa Cruz FM






RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis