Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE

IMA reforça o efetivo no escritório de Pará de Minas e ganha mais um veterinário

Highslide JS

O escritório seccional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Pará de Minas recebeu mais um médico veterinário para compor a equipe. Trata-se de Sérgio Luiz Lima Monteiro, que já atuou aqui entre os anos de 1992 e 1998.

Entre os mais experientes profissionais na área de sanidade animal do IMA, Sérgio terá como desafio, assim como toda a equipe do instituto, reforçar as ações sanitárias de prevenção às doenças animais, especialmente a febre aftosa, cuja vacinação não será mais realizada em Minas Gerais.

Conforme já divulgado pelo Jornal da Manhã, a partir deste ano, além de Minas, os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins e Distrito Federal não terão mais a imunização obrigatória. A suspensão foi possível após uma série de ações sanitárias desenvolvidas pelos estados e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde o ano de 2017.

O veterinário afirma que os desafios para 2023 são grandes, especialmente com o fim da vacinação contra a febre aftosa, mas ele vê o IMA preparado para este novo momento.

Satisfeito com a chegada do médico veterinário, o chefe do escritório do IMA de Pará de Minas, Lucas Silva Jardim, enalteceu sua experiência e conhecimento da região para agregar aos serviços já prestados.

Quanto ao processo de retirada da vacina contra aftosa, Lucas Jardim destacou a importância de o instituto atuar junto aos produtores para que eles não percam a essência da prevenção, pois, mesmo erradicada no momento, a doença pode voltar e prejudicar todo o rebanho.

Outra informação que interessa aos produtores é que, a menos que haja nova prorrogação, hoje é o último dia para eles fazerem a declaração da vacina contra a febre aftosa. A comprovação pode ser enviada de duas maneiras.

Uma delas é por meio do site ima.mg.gov.br e a outra através do formulário de “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa”, que precisa ser preenchido e assinado pelo produtor rural e encaminhado ao escritório do Instituto Mineiro de Agropecuária, com a nota fiscal que comprova a compra da vacina.

O produtor que não comprovar a imunização do rebanho pode receber multa de R$ 98,60 por animal. Já aquele que não fizer a declaração estará sujeito à multa de R$ 19,72 por cabeça. 

Segundo levantamento feito pelo IMA, o escritório de Pará de Minas recebeu confirmação de que 123.807 animais foram imunizados, o que representa 97% do rebanho.

O IMA de Pará de Minas também assiste os municípios de Pequi, São José da Varginha, Florestal e Igaratinga. 

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar



RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis