O metal precioso mais desejado da história está vivendo um período de constante valorização. Especialistas do mercado financeiro consideram, inclusive, que ele esteja realmente na ‘era de ouro’.
Esta constatação se dá pela elevação do preço nos últimos meses, atingindo níveis recordistas, na medida em que os investidores buscam mais segurança na vida financeira, devido à incerteza no mercado.
Essas elevações acontecem devido a fatores como a taxa de câmbio do dólar americano, os rendimentos reais, dinâmicas de oferta e demanda e o sentimento do mercado ao redor do mundo.
A constância nos aumentos também sinaliza que seria um bom momento para se apostar em ouro. Mas se por um lado o investimento se torna atrativo, para quem vende objetos de ouro o momento é delicado.
O comerciante Thiago Santos de Souza, sócio proprietário da Master Jóias, percebe uma pequena queda nas vendas, embora o impacto do preço da barra de ouro não interfira tanto no preço final das peças.
Já quando o assunto é o investimento, Thiago reforça que o ouro sempre foi considerado uma commodity valorizada, e que este bom momento só reforça a boa oportunidade.
Atualmente o preço do ouro em barra, 24k, que é tido como referencial, segue comercializado por aproximadamente R$610,00 o grama.